quarta-feira, 30 de março de 2011

Dados da Aula


O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Diferenciar sentido conotativo e denotativo;
  • reconhecer a denotação e a conotação em textos;
  • reconhecer o papel do sentido conotativo nas peças publicitárias.

Duração das atividades

04 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Figuras de linguagem;
  • análise de poema.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1
No laboratório de Informática, para iniciar a aula, o professor deverá mostrar aos alunos a seguinte imagem:
Jefferson e Yelson 

http://1.bp.blogspot.com/_icgpNyhuWsc/THx_RB0mccI/AAAAAAAAAGQ/UPZrUnEpz0M/s1600/engolindo+sapo.jpg
O professor deverá perguntar aos alunos:
  • O que vemos na imagem?
  • As pessoas costumam, literalmente, engolir sapos?
  • O que significa dizer: "Eu sempre engulo sapos"?
Em seguida, o professor deverá dividir a turma em grupos. Cada grupo receberá uma expressão do cotidiano e deverão fazer um desenho que o represente literalmente, assim como a imagem mostrada.
Sugerimos as seguintes expressões:

"Tirar o cavalinho da chuva".
"Só se vê bem com o coração".
"Pulga atrás da orelha"
"Está chovendo canivete".
"Eu sou um túmulo".
Após os alunos finalizarem a tarefa, cada grupo apresentará o desenho feito. Os outros grupos deverão adivinhar qual é a expressão representada e explicar o seu significado. Em seguida, o professor deverá mostrar aos alunos (projeção ou quadro de giz):

Quando usamos a palavra no sentido em que ela é habitualmente empregada, no sentido em que ela aparece no dicionário, dizemos que ela foi usada de forma denotativa.

Quando usamos a palavra com um sentido diferente que lhe é comum, dizemos que ela foi usada de forma conotativa.
O professor então projetará para os alunos, trechos de canções nacionais para que eles identifiquem se ali há linguagem denotativa ou conotativa. Os trechos são:

"O sol é o pé e a mão,
O sol é o pai e a mãe".
(Skank)

"Choram as rosas porque não quero estar aqui sem seu perfume".
(Bruno e Marrone)

"Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça!
É ela, a menina que vem e que passa ..."
(Tom Jobim)

"Seus olhos são espelhos d'água."
(Patrícia Marx)

"Te dei o sol, te dei o mar pra ganhar seu coração".
(Luan Santana)

"Ela passou do meu lado 'oi, amor', eu lhe falei".
(Renato Russo)

"Você é luz, é raio, estrela e luar".
(Wando)

Depois de identificarem as linguagens conotativa e denotativa nas letras das canções, o professor poderá sugerir que os alunos, ainda em grupos, escolham uma canção da preferência do grupo, identifiquem os trechos com sentido denotativo e conotativo e apresentem para toda a turma.

ATIVIDADE 2
O professor deverá mostrar aos alunos a seguinte peça publicitária:

http://www.youtube.com/watch?v=4plQQOXq6M8

Em seguida, deverá escrever no quadro a frase que encerra o anúncio: "Você é essa Coca-Cola toda". O professor então deverá perguntar se essa frase está no sentido denotativo ou conotativo. Ele deverá lembrar os alunos de que a linguagem conotativa também é muito usada na publicidade. Feito isso, ele deverá mostrar aos alunos a seguinte peça publicitária:

http://www.youtube.com/watch?v=gDohR1bbuSI

Em seguida, o professor deverá comentar com os alunos o sentido conotativo da frase "Dê presentes que tocam" em relação às imagens do comercial.
Depois de analisar as duas peças, o professor deverá propor aos alunos que, em grupos, se organizem e pesquisem na Internet, revista, jornais, anúncios publicitários que utilizam a linguagem conotativa. Cada grupo deverá apresentar a peça analisada e discutir o efeito de sentido que o uso da linguagem conotativa provoca no anúncio.

ATIVIDADE 3
Como a linguagem conotativa é muito presente no texto literário, propomos uma atividade com o texto literário. Para iniciá-la, o professor deverá mostrar aos alunos o seguinte vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=g4U4AsFiUK0

O vídeo apresenta o poema "Os poemas", na voz de Mário Quintana. A seguir, apresentamos o poema escrito que será xerocopiado e entregue aos estudantes.

Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro,
eles alçam vôo como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto;
alimentam-se um instante em cada par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti ...
http://www.encantosepaixoes.com.br/poesia3852.htm

Em grupos, os alunos deverão ler o poema e identificar os trechos que apresentam linguagem conotativa. É importante o professor pedir a eles que sugiram uma possível interpretação para os trechos destacados.
Feito isso, o professor deverá entregar a cada grupo cópia de um poema de Cecília Meireles. Eles deverão ler o poema e analisá-lo por meio das seguintes questões:

  • Qual é a temática do poema?
  • Com relação a forma, o poema apresenta quantas estrofes e versos?
  • Há rimas? Como elas contribuem para a sonoridade do poema?
  • Em relação à linguagem conotativa, quais versos lhes chamou a atenção? Que leitura pode-se fazer desses versos?
Os poemas que sugerimos para a análise encontram-se no endereço: http://www.aindamelhor.com/poesia/poesias11-cecilia-meireles.php
Os alunos deverão apresentar sua atividade para toda a sala.

Recursos Complementares

http://www.youtube.com/watch?v=dB66QzAneLQ Vídeo da série Palavra Puxa Palavra (Denotação e Conotação)
http://acd.ufrj.br/~pead/tema04/denotacaoeconotacao.html Conceito e exemplos de conotação e denotação
http://www.youtube.com/watch?v=Xo8H1ZmwspM Canção de Sandy e Junior com bons exemplos de linguagem conotativa

Professor, nos sites acima você encontrará um vídeo e informações que muito contribuirão para ampliar sua aula.

Avaliação

  • Os alunos serão avaliados de acordo com a participação e envolvimento na execução das atividades. Durante a correção das atividades é importante observar se não há confusão na distinção dos termos. Durante a apresentação oral, os alunos devem usar vocabulário e postura corporal adequados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário